Translate the Blog!

sexta-feira, julho 20, 2012

Viajar pela Europa: Trem ou Avião? PARTE 1

Quando ouço falar em “pegar trem” logo me vem a mente eu entrando naqueles trens metálicos da Fepasa , sentido as estações de Osasco ou Itapevi, rsrs (isso em São Paulo, mas eu sei que a malha ferroviária no Brasil inteiro é de matar), porém na Europa, tudo é muito diferente: é muito comum viajar de trem entre capitais e cidades europeias, pois além de ser bem estruturados, são bastante confortáveis.

Mesmo assim, é preciso pensar bem antes de decidir, compensa mais viajar de trem ou avião? Prestem atenção, pois vou escrever uma vez só! Se não entenderem é só ler novamente. rsrs.


Caso a viagem de trem durar menos de 4 horas, a melhor pedida é o trenzão. Os valores são muito bons e você perde menos tempo, pois as passagens são mais práticas e podem ser bastante flexíveis. Já avião, é necessário chegar com 2 horas de antecedência para embarcar, check-in e toda essa chateação dos aeroportos, sem contar a espera para pegar a bagagem depois e a chance (quase certa) do voo atrasar. Geralmente as estações de trem ficam nas grandes capitais e isso facilita muito, já que muitos aeroportos europeus costumam ficar Longe Demais das Capitais.  

Uma pesquisa inglesa diz que 4 horas de trem equivale a 1 hora de voo em média. Coloque na ponta do lápis e lembre-se que “time is money”: 2 horas de check-in + 1 hora de voo + meia hora de espera das malas + 1 hora de táxi até o centro... Pronto! Lá se foi mais de 4 horas.


Além disso, viajar de trem é ótimo para apreciar as paisagens europeias, e aproveitar para conhecer vilarejos e outros locais das durante as paradas, entre um destino e outro que voce você não teria oportunidade se fosse de avião.

Há vantagens e desvantagens na viagens de trem. Por exemplo, de Londres para Paris e Bruxelas, a viagem de trem é praticamente obrigatória. Entretanto, em datas como Natal e Ano Novo, as tarifas estão entre as mais altas, podendo custar até três vezes o valor da passagem de avião.


Vamos fazer uma cotação de Paris a Londres para a data, por exemplo, de 30 de agosto. Veja a diferença: Avião: 35 dolares e Trem: 40 Euros . Não deixe se enganar, aviões pagam taxas!

Caso você pense em visitar o Leste Europeu, evite os trens. A Europa Oriental, assim como os trilhos e as estações de trem ainda são bastante precárias, herança de nossos camaradas comunistas. Agora, se você for meio aventureiro, aí sim vale a pena fazer a viagem entre Praga e Budapeste (e ainda pode filar um gole de vodka ou absinto dos viajantes bebuns, que são muitos, hehe). Recomendo fazer essa viagem durante o dia, pois a fiscalização para verificar tráfico de drogas e imigrantes ilegais, durante a noite, é bem pesada.

Como e onde comprar?

Todas as operadoras vendem pela internet e é possível retirar poucas horas antes do embarque, no próprio guichê da empresa, basta apresentar o documento e o cartão de crédito usado na compra. O site da Rail Europe tem até versão em português pra facilitar para nós, very good!

Veja a relação completa de empresas de trem na Europa:

Espanha: http://www.renfe.com/

França: http://www.voyages-sncf.com/

Itália: http://www.trenitalia.com/

Alemanha: http://reiseauskunft.bahn.de/bin/query.exe/en

Suiça: http://www.sbb.ch/en/home.html

Inglaterra: http://www.raileurope.com.br/


No próximo post vou descer a lenha nas viagens de trem e falar bem de avião. Hahaha! Aguardem e compartilhem essa informação com seus amigos!!!


Texto revisado pela minha querida amiga Amanda Fabbro!

Um comentário:

  1. Olá,
    Achei seu blog hoje por acaso...
    Tenho um comentário a fazer: andar de trem no leste da Europa não é perigoso e tampouco ruim, como você mencionou... Talvez você não tenha tido uma boa experiência, como eu tive! ;)

    Se eu pudesse escolher novamente mochilão, com toda certeza do mundo o faria SOMENTE de trem, principalmente por ter que estar no aeroporto de 1-2 antes do embarque e esse processo ser estremamente chato. Trem você chega 1m antes e embarca, easy like Sunday morning!

    Abraços

    ResponderExcluir